Perguntas e
Respostas Frequentes


Reunimos abaixo as perguntas mais comuns a respeito do curso para que você tire todas as suas dúvidas e entre nessa próxima turma com toda a segurança.

1. Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu são reconhecidos pelo MEC?

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia, de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

2. A Faculdade FEAD tem a autorização do MEC para oferecer curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância?

A FEAD - Faculdade de Estudos Administrativos (Centro de Gestão Empreendedora), possui credenciamento no MEC para oferta de cursos na modalidade a distância (Credenciamento MEC: portaria nº 1.049, de 7 de novembro de 2007, portaria nº. 976, de 28 de novembro de 2007).

3. Qual a metodologia aplicada nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância (EAD)?

O curso foi desenvolvido para ser acessado "a qualquer hora e em qualquer lugar". O aluno pode acessar os conteúdos dos cursos e as áreas interativas, maximizando seu tempo livre por meio dos recursos tecnológicos em um Ambiente Virtual de aprendizagem de fácil navegação.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância (EAD) é dividido em atividades como Aula Virtual, Fórum e Avaliações que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm provas e/ou avaliações, trabalhos, frequências nos momentos presenciais, notas mínimas por disciplina e obrigatoriedade de apresentação e/ou entrega da Monografia ou Trabalho de Conclusão do Curso, exigindo do aluno tempo e dedicação. O aluno deve ser disciplinado para realizar todas as atividades propostas, mas tem a liberdade de fazê-las em seu ritmo próprio, não deixando, no entanto, de respeitar os prazos estabelecidos.

É uma excelente oportunidade para quem tem pouco tempo e quer se especializar para atender às exigentes demandas do mercado de trabalho.


4. Quais são as principais ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

- Aula virtual: São as videoaulas acompanhadas de textos complementares que serão discutidos nos videoforuns, mediatizados pelo Tutor. Foram desenvolvidas por Docentes e Profissionais do Mercado de trabalho experiência e titulação, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

- Videofórum: O professor propõe temas para reflexão e os comentários relacionados serão debatidos entre os participantes. É possível postar um texto, um vídeo ou uma imagem na interatividade. Essas possibilidades dinamizam a comunicação e facilitam muito nas dúvidas da área de exatas.

- Fale com o Tutor: Você poderá tirar dúvidas com o Tutor que o acompanhara durante todo o curso.

- Material de apoio e links: Material instrucional, preparado em sintonia com as videoaulas, por uma equipe multidisciplinar disponível desenvolvido para downloads e links.

- Calendário: Essa ferramenta ajuda muito na organização pessoal para os estudos.

- Acompanhamento: No campus virtual, página inicial, o menu acompanhamento geral apresenta a desempenho do aluno na disciplina e o requisito para aprovação.

- Portfólio: Trabalho proposto com tema definido pelo Tutor (optativo em algumas disciplinas).

- Autoavaliação: A cada grupo de atividades o aluno é submetido a uma avaliação com testes de múltipla escolha, onde o desempenho mínimo é requerido para continuar os estudos.


5. Quais os requisitos mínimos para ser um aluno do curso de Pós-Graduação a distância?

- Ter acesso à internet com ferramentas multimídia;
- Possuir uma conta de e-mail;
- Ter conhecimentos básicos de usuário de internet;
- Compromisso, dedicação, organização e vontade de crescer;
- Possuir diploma de graduação;



6. No curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância existe obrigatoriedade de encontro presencial?

Sim. Segundo o parágrafo único do Art. 6° da Resolução nº 1 de 8/6/2007 do CNE/CES: "Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso."

Em nossos cursos você poderá realizar a avaliação presencial e a defesa do trabalho no pólo em que está cadastrado. Na defesa você irá expor sua pesquisa para uma banca examinadora, via videoconferência. O calendário ou agendamento será demandado pelo coordenador do curso.

7. Qual a validade do meu certificado?

Desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

8. Onde e como ocorrem as horas presenciais dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância?

As atividades presenciais poderão ser realizadas em uma das Unidades de Apoio (em Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte) de acordo com a agenda, no momento, todos estão concentrados em Ribeirão Preto/SP.

A data das atividades presenciais será posterior ao final das disciplinas do Curso. Nesta ocasião, o aluno realizará a apresentação presencial e individual da Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso e fará também a Prova Final Presencial. Esta prova é composta por questões dissertativas e testes, abordando todo conteúdo programático do curso, com duração de no máximo 3 horas. A data do encontro presencial será marcada com antecedência.

9. Quais são as formas de desconto?

- PROGRAMA DE INDICAÇÃO – PRESENTEI SEU AMIGO: Desenvolvemos com sucesso o Programa Presentei seu Amigo e ganhe descontos nas mensalidades; Todas as inscrições que chegarem com a indicação com o nome do aluno são computadas e a cada indicação com matrícula efetuada o aluno ganha* 10% e presenteia o amigo com 10% de desconto em suas mensalidades.

- DESCONTO PARA MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA: (pai, mãe e irmãos), desde que estejam cursando simultaneamente: 20% de desconto por membro.

- DESCONTO POR REINCLUSÃO APÓS CANCELAMENTO DE CURSO: Em caso de o aluno se inscrever para um curso que não formou turma, ele poderá ingressar em outro curso com um desconto de 10% a 50% dependendo do valor pago no curso cancelado.

- DESCONTO PARA CURSOS SIMULTÂNEOS: O aluno que realizar simultaneamente dois cursos tem o benefício de 30% de desconto em todas as mensalidades do segundo curso.

- DESCONTO PARA EX-ALUNOS: alunos que tiverem concluído qualquer curso de Pós-Graduação FEAD ou FESP terão desconto de 20%.

- DESCONTO PARA GRUPOS: Grupos (acima de 05 pessoas) que fizerem juntos a matrícula receberão 20% de desconto cada um.

- DESCONTO PARA PAGAMENTO Á VISTA: O aluno que efetuar o pagamento do investimento numa única parcela à vista, ou seja, após a matrícula e até um dia antes do vencimento da primeira parcela, poderá solicitar 15% de desconto.

Quando forem concedidos ou autorizados descontos em valores de taxas ou mensalidades, os pagamentos deverão ser realizados até a data do efetivo vencimento, sob pena de, não cumprindo este prazo, prevalecer o valor integral cobrado. Cumpre informar ainda que os descontos não são cumulativos.

Com exceção do desconto cumulativo de até 70% de desconto para o PROGRAMA DE INDICAÇÃO, os demais descontos acima citados NÃO são cumulativos.

10.Como realizo a minha matrícula?

- Basta você acessar uma área de sua escolha, tirar alguma dúvida remanescente no link “Informações do curso” e clicar em “Quero me Matricular” e preencher o cadastro.
- Não é necessário fazer nenhum processo seletivo e as inscrições ficam permanentemente abertas.
- Após a matrícula, a secretaria entrará em contato para informar o calendário e a turma em que está matriculado. Qualquer dúvida, entrar em contato conosco.


11.Quais os documentos imprescindíveis para efetivar a minha matrícula?

- Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior - 3 Vias (1 autenticada e 2 cópias)
- Histórico Escolar - 3 Vias (1 autenticada e 2 cópias)
- RG - 3 Vias (Cópias)
- CPF - 3 Vias (Cópias)
- Comprovante de Residência - 3 Vias (Cópias)
- Certidão de Nascimento ou Casamento - 3 Vias (Cópias)
- Foto 3x4 - 1 (original)
- Título de Eleitor - 3 Vias (Cópias)
- Currículo Vitae - 2 Vias (Cópias)
- Contratos e Requerimentos - 2 Vias (Cópias)

12. Posso entregar minha documentação na unidade de apoio mais próximo da minha residência?

Não, a entrega dos documentos deverá ser encaminhada por correio para a unidade de Ribeirão Preto, as demais localidades não estão autorizadas a receber documentações.

Endereço:
Unidade: Ribeirão Preto – Instituto IBTF
A/C – Pós-Graduação a Distância
Rua: José Bianchi, 555 – sala 1108 – Nova Ribeirânia


Ribeirão Preto/SP - CEP: 14096-730

13. Como é realizado o pagamento da taxa de matricula nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu a distância?

Será disponibilizado boleto para pagamento da taxa de matricula no ícone “Financeiro” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O boleto terá vencimento de 05 dias após a matricula online efetuada no site ou entre em contato conosco.

14. Como realizo o pagamento das mensalidades?

Os boletos estarão disponíveis, unicamente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Área do Aluno) no ícone “Financeiro”. O aluno deverá providenciar a impressão dos boletos e realizar os pagamentos nas datas previstas.

15. Estou cursando o último período da graduação. Posso me inscrever no curso de Pós-graduação Lato Sensu?

Segundo o parágrafo 3º do art 1º da resolução CES/CNE/1/2007: “Os cursos de Pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.”

16. A plataforma do aluno é adaptada para deficientes?

Não.

17. Qual a certificação que recebo ao final do curso?

Ao final do curso, o aluno receberá a certificação de um curso de especialização.

18. Quanto tempo após o término da pós é emitido o certificado e como o receberei?


O certificado será emitido de seis meses a um ano aos alunos que apresentarem:

- Cópia autenticada do Diploma de Graduação válido em todo Brasil e traduzido para a língua portuguesa, se expedido por Instituição de Ensino Estrangeira;

- Notas iguais ou superiores a 7,0 em todas as Disciplinas e, inclusive, na Monografia ou TCC; com aprovação do coordenador pedagógico.

- O certificado será enviado por Correio para o endereço constante no cadastro do aluno.